Fruto de uma investigação que corria em segredo de justiça, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou na manhã desta quinta-feira (9) a operação denominada Fake Care, que culminou com a prisão de Marco Marcondes (foto), prefeito de Fazenda Rio Grande, cidade da Região Metropolitana de Curitiba com pouco mais de 160 mil habitantes. Ele era vice e assumiu a Prefeitura em 2022 no lugar do então prefeito Nassib Hammad, cumpriu o restante do mandato e acabou reeleito em 2024.
Pelo mesmo motivo, ordens de prisão emitidas pelo Tribunal de Justiça também foram cumpridas contra Alberto Martins de Faria, auditor do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná); Francisco Roberto Barbosa, ex-secretário de Saúde e atual secretário de Fazenda do município; Samuel Antonio da Silva Nunes e Abrilino Fernandes Gomes, que aparecem como proprietários de empresa contratada para realização de testes domiciliares e supostamente implicada em um esquema que teria desviado em torno de R$ 10 milhões da saúde pública municipal. Até o momento, as defesas dos acusados não se manifestaram.
Abrilino, 77 anos, é o mesmo Fernando Gomes com carreira consolidada na crônica esportiva gaúcha e paranaense e que foi um dos primeiros apresentadores da TV Tarobá de Cascavel. (Foto: Divulgação)