Menu
A polícia militar do Paraná PM matou cerca de 2.700 pessoas durante as gestões do governo Ratinho.
A polícia militar do Paraná PM matou cerca de 2.700 pessoas durante as gestões do governo Ratinho.
Por Administrador
Publicado em 06/02/2026 08:13
POLITICA
A polícia militar do Paraná PM matou cerca de 2.700 pessoas durante as gestões do governo Ratinho.

A Polícia Militar do Paraná ultrapassou as 2,7 mil mortes durante os sete anos de gestão de Ratinho Jr (PSD) como governador do estado. Média de 385 pessoas por anos apartir de 2019 quando Ratinho assumiu, ante a média de 199 em governos anteriores. O número deu um salto após a divulgação do resultado de mortes violentas causadas pelas forças policiais em 2025: de acordo com a Secretaria de Segurança, foram 476 mortes, a maior parte tendo origem em ações da PM.

Com isso, a média anual de mortes causadas pela Polícia Militar paranaense chega a 385 - ou seja, mais de uma pessoa morta por dia. Isso significa que, sob o comando do atual governador, a polícia multiplicou por dois a média de mortes em confronto. Nos dez anos anteriores, de acordo com números do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a média de mortes causadas pela PM do Paraná era de 190 por ano.

A constituição Federal de 1988 garante o direito a vida e o devido processo legal. Especialistas apontam que a letalidade da polícia está associada diretamente ao "despreparo" dos policiais, forças de segurança são pagas para proteger e aplicar os preceitos de leis em defesa da sociedade.

Matar cidadãos fere diretamente direitos fundamentais e o ordenamento jurídico.

O (art 144), define a segurança como "dever do Estado" para proteger a incolumidade das pessoas e nunca para o uso desproporcional da força.

A polícia não pode ter conceito de organização criminosa, de bando que oferece temor pela violência e faz a sociedade afastar-se por medo de morrer. Dizem especialistas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online