Um vídeo publicado pelo jornalista Alexandre Garcia no seu canal no You Tube, no mês de janeiro, foi desmentido pelo Estadão. Nas imagens, Garcia diz que o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), fará busca ativa por beneficiários do Bolsa Família na cidade para incluí-los em um programa de emprego.
“Você não vai mais ganhar Bolsa Família se você se recusa a trabalhar”, diz o jornalista. De acordo com o jornal, Garcia se refere à lei 7.126/2025 sancionada em Bento Gonçalves (RS). A legislação prevê aplicação de multa de R$ 7,2 mil e corte imediato do benefício para quem for pego utilizando dados falsos e cometendo fraudes.
A lei também prevê contato com os beneficiários para inserção em programa de vagas de trabalho. O Estadão esclareceu que para ter acesso ao Bolsa Família, a pessoa precisa ter uma renda de até R$ 218 por pessoa da família.
Ainda segundo a publicação, a condição de desempregado não é um critério para acessar o benefício, e quem tem acesso pode trabalhar. A Defensoria Pública da União (DPU) alega que o município estaria extrapolando a competência federal ao criar regras municipais sobre um programa que é nacional.