Delegações de duas dezenas de componentes da União Europeia, União Africana e representantes de organizações internacionais dão início nesta terça-feira (25), em Foz do Iguaçu, a uma série de encontros do G20. Ao longo da semana haverá diversas plenárias no centro de convenções do Mabu Thermas Grand Resort.
Esse encontro é o terceiro do Grupo de Trabalho de Infraestrutura do G20, organização internacional surgida para enfrentar as crises econômicas da década de 1990 e que assumiu papel de protagonista no debate internacional sobre diferentes temas.
Em Foz, os participantes vão debater a resiliência da infraestrutura às mudanças climáticas e seu papel na mitigação da pobreza, além da redução de riscos no financiamento e mobilização de recursos para projetos transfronteiriços.
Dentro da programação, está prevista uma recepção das comitivas na Itaipu Binacional na terça. As plenárias estão marcadas para (26) e quinta-feira (27).
"Este evento vai oferecer uma oportunidade única de discutir os desafios e as oportunidades na gestão e financiamento da infraestrutura natural. É um momento crucial para explorarmos como podemos integrar melhor as práticas de conservação ambiental com o desenvolvimento socioeconômico e a equidade", destaca o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, um dos anfitriões do encontro, que deve ajudar a atrair mais recursos internacionais para proteção dos recursos naturais.