Samuel Braun, meteorologista do Simepar há 23 anos, esclareceu que o fenômeno que causou enorme destruição em Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades, deixando ao menos seis mortos e mais de 400 feridos, foi um tornado índice F3 na "escala Fujita", que vai até cinco. Isso significa que o vento pode ter ultrapassado os 250 km/h, algo muito raro e que não deixa nada intacto por onde passada.
Não por acaso as redes sociais foram "inundadas" nas últimas horas de imagens mostrando um cenário de enorme destruição em Rio Bonito, que precisará ser quase inteiramente reconstruída. "A classificação do tornado foi baseada na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico", explica Reinaldo Kneib, também meteorologista do Simepar.
O tornado foi classificado preliminarmente com o índice F2 - o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Porém, posteriormente surgiram indícios de que, em alguns pontos da cidade, a velocidade pode mesmo ter sido ainda maior.
Em Rio Bonito do Iguaçu morreram três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, uma adolesente de 14 anos e uma mulher de 47, mas ainda há um desaparecido. Já a vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
Em visita à cidade, o governador Ratinho Junior anunciou a decretação de estado de calamidade pública e a formação de uma força-tarefa para reconstrução da cidade.
"Organizamos para o Centro de Convivência do Idoso dar atendimento alimentar e o Ginásio do Campo do Bugre vai ser referência da equipe de assistência social para triagem das famílias. Temos equipes vindas de Francisco Beltrão e de Cascavel da Cohapar para auxiliar a entender o tamanho dos estragos e planejar a reconstrução", disse ele
O Governo Federal também se manifestou, mandando a Rio Bonito a ministra de Relações Instituticionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, para se colocar à disposição da população e oferecer a ajuda necessária ao socorro dos feridos à reconstrução da cidade.
OUTROS MUNICÍPIOS
Fortes rajadas de vento mais foram registradas também em Dois Vizinhos: 82,4km/h às 19h; Cornélio Procópio: 76km/h às 20h30; Campo Mourão: 74,2km/h às 21h30; Candói: 73,1km/h às 17h; Planalto: 70,9km/h às 15h; Distrito de Horizonte, em Palmas: 70,6km/h às 18h45; Cianorte: 69,8km/h às 22h30; Clevelândia: 68,8km/h às 16h; Cascavel: 66,2km/h às 20h30; Japira: 64,1km/h às 22h; Laranjeiras do Sul: 61,6km/h às 19h45; e Londrina: 60,1km/h às 20h15.
O volume de chuvas passou dos 40 mm em cidades como Candói, Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão, São Jorge D’Oeste, Capanema, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Coronel Domingos Soares. (Foto: Reprodução redes sociais)