Os alunos que perderam o prazo regular das matrículas na rede estadual de ensino do Paraná ainda não estão alijados do ano letivo de 2026. No entanto, é necessário que realizem a matrícula diretamente nas escolas, o que deve ser feito já a partir desta segunda-feira (5).
De acordo com o cronograma da Seed-PR, esta etapa será exclusiva para matrículas de estudantes do ensino regular. As matrículas para os cursos da educação profissional terão início no dia 7 de janeiro, também por atendimento presencial nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas.
Para matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou documento oficial com foto, RG para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, EJA ou maiores de 16 anos; CPF para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017; comprovante de vacinação para menores de 18 anos; histórico escolar ou comprovante de escolaridade; além de laudo médico e documento de tutela/guarda quando aplicável.
A rede estadual de ensino do Paraná atende atualmente mais de um milhão de estudantes, distribuídos em 2.088 escolas em todo o Paraná. Desse total, 412 são escolas de ensino em tempo integral, 345 funcionam no modelo de Colégios Cívico-Militares e 533 são escolas do campo. A educação profissional conta com mais de 45 cursos técnicos ofertados em 777 escolas estaduais, presentes nos 32 Núcleos Regionais de Educação. (Foto: Lucas Fermin/Seed)