Suspeita de corrupção leva ao afastamento de dois vereadores
Suspeita de corrupção leva ao afastamento de dois vereadores
Por Administrador
Publicado em 06/08/2025 10:27 • Atualizado 06/08/2025 10:30
POLITICA
Suspeita de corrupção leva ao afastamento de dois vereadores

A política de Toledo, no Oeste do Paraná, foi sacudida na manhã dessa terça-feira (5) pela notícia de um novo escândalo. De acordo com o portal Viver Toledo, dois vereadores foram afastados preventivamente por 180 dias por suspeita de corrupção passiva, na medida em que teriam solicitado o pagamento de vantagem indevida por parte de uma empresa do ramo de energia renovável em troca da aprovação de um projeto.

"A decisão, expedida no dia 2 de agosto pela 1ª Vara Criminal de Toledo, responde a pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, que também denunciou os dois agentes políticos - Edmilson Dias Barbosa, o "Dudu" (MDB) e Valdomiro Nunes Ferreira, o "Bozó" (PL) por corrupção passiva", diz o portal.

Segundo o material distribuído à imprensa pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Paraná, apurações demonstraram que, no dia 31 de outubro de 2024, os dois vereadores solicitaram R$ 300 mil à empresa, que estaria em tratativas com o Município de Toledo para a elaboração de um projeto de construção de Central de Geração Hidrelétrica no Rio São Francisco, localizado na Estrada da Usina. A proposta legislativa objeto das negociações ilícitas garantiria a regularização de servidão administrativa que seria utilizada pela empresa para a passagem de tubulações. 

CÂMARA SE MANIFESTA

A mesa diretiva do Legislativo acatou a ordem judicial e se manifestou sobre o assunto por meio da seguinte nota de esclarecimento:

"A Câmara Municipal informa que recebeu uma decisão judicial da 1ª Vara Criminal da Comarca de Toledo determinando a suspensão do mandato de dois parlamentares por 180 dias.

A presidência da Casa tomou as providências legais e regimentais necessárias para o cumprimento da decisão, nesta terça-feira (05), com total respeito às determinações judiciais que tramitam em segredo de justiça.

A Câmara reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade, o devido processo legal e o interesse público, com foco em manter a sua atuação pautada na ética e na responsabilidade institucional.

 O Poder Legislativo permanece à disposição da sociedade e do Poder Judiciário para os esclarecimentos necessários". (Foto: Divulgação CMT)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online