Os proprietários de imóveis rurais já podem emitir o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) 2025. O documento, de emissão anual obrigatória, comprova que a propriedade está devidamente registrada no Incra e o prazo para solicitar vai só até dia 16 de julho.
O documento é pré-requisito para realizar operações como compra, venda, desmembramento, arrendamento, hipoteca, partilha do imóvel rural ou atualização de matrícula em cartório. O CCIR também é uma exigência para a contratação de crédito rural em bancos e instituições financeiras.
"Manter o CCIR em dia é essencial para deixar a propriedade rural regularizada e garantir acesso a políticas públicas e linhas de crédito. Todos os proprietários de imóveis rurais precisam atualizar o cadastro anualmente e regularizar o documento para evitar problemas em financiamentos ou na hora de negociar a terra", alerta o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.
Os sindicatos rurais vinculados ao Sistema Faep estão à disposição para auxiliar os produtores na consulta e emissão do CCIR 2025.
COMO EMITIR
A emissão do CCIR 2025 pode ser feita de forma online pelos proprietários cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro Rural, por meio deste LINK. Mas também é possível fazê-lo pelo portal do INCRA.
Para a emissão do documento é necessário pagar a Taxa de Serviços Cadastrais, cujo valor está condicionado ao tamanho do imóvel rural. O pagamento pode ser realizado via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário - este último aceito apenas na rede do Banco do Brasil. Após a quitação, o sistema libera a emissão do certificado com o status de "Quitado". (Foto: Sistema Faep)