Dias após o desembarque do PDT da base aliada do governo Lula na Câmara dos Deputados, o Palácio do Planalto nomeou um cacique da sigla para uma diretoria no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Nesta quarta-feira (14/5), o ex-deputado constituinte Nelton Friedrich, que já presidiu a Fundação Leonel Brizola, ligada ao PDT, foi nomeado diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Planejamento em Segurança Hídrica da pasta.
Friedrich disputou as eleições de 2022 para deputado federal pelo estado do Paraná, mas não foi eleito. Por indicações de governos do PT anteriores, ele já ocupou o cargo de diretor de Meio Ambiente na usina hidrelétrica de Itaipu, entre 2003 e 2017.
O cacique pedetista também foi secretário de Energia, Habitação, Água, Saneamento e Meio Ambiente na gestão de José Richa no governo do Paraná (1983–1986). No PDT, Friedrich integra o conselho curador da Fundação Leonel Brizola.
Após a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, motivada pelo escândalo da “farra do INSS”, revelado por uma série de reportagens do Metrópoles, a bancada do PDT na Câmara decidiu deixar a base do governo.
Nos bastidores, deputados pedetistas afirmaram que a nomeação de Wolney Queiroz (PDT) como novo titular da pasta não foi combinada com a bancada do partido — ainda que o novo ministro seja filiado à legenda e aliado de Lupi.
Com Metrópolis
