Há mais de 12 anos, com a inauguração de seu moinho, no complexo industrial às margens da BR-277, em Cascavel, a Coopavel mandava uma mensagem determinada aos seus cooperados e ao mercado: que confia no potencial e na importância da cultura do trigo para a região e para o Brasil. Agora, com a compra do Dona Alda Indústria de Alimentos Ltda, um dos mais tradicionais moinhos do Sudoeste do Paraná, que acaba de ser concretizada, a cooperativa cascavelense amplia investimentos e participação na triticultura estadual.
"O Brasil tem enorme potencial para se tornar autossuficiente em poucos anos. A Coopavel faz a sua parte, entre outras ações, ao realizar pela quinta edição, em agosto último, o Show Rural de Inverno, dedicado principalmente ao trigo, e ao incentivar e criar condições especiais aos cooperados que queiram investir ou ampliar suas áreas com a cultura", afirma o presidente Dilvo Grolli. Com a aquisição do moinho no Sudoeste, o objetivo é fortalecer ainda mais a presença da cooperativa e as atividades do agronegócio na região, no Estado e no Brasil.
Localizado em Bom Sucesso do Sul, município a 25 quilômetros de Pato Branco, o Moinho Dona Alda tem capacidade para moer até 270 toneladas por dia, ou cerca de 90 mil toneladas de capacidade nominal por ano. O nome, Dona Alda, é uma homenagem à matriarca da família Munaretto, mãe dos sócios Elson e Vilson. Além do complexo industrial de alimentos, a Coopavel adquiriu o armazém graneleiro de propriedade da família Munaretto, também sediado em Bom Sucesso do Sul.
"Unimos forças e tornamos esse sonho realidade", diz o empresário Elson Munaretto, lembrando que o moinho se especializou em diversos produtos, como pré-mistura para pão francês, farinha para panificação e para massa fresca, pré-mistura de pães especiais, farinhas comum e integral, fibra e farelo de trigo e pré-mistura multigrãos integral. "Nosso desejo é que a Coopavel, devido a todo o seu potencial, faça o moinho prosperar ainda mais", concluiu. (Foto: Divulgação)