Queijo produzido em Toledo fica entre os nove melhores do mundo
AGRO
Publicado em 19/11/2024

O Passionata, queijo fino produzido no Biopark, em Toledo, cidade vizinha de Cascavel, ficou entre os nove melhores do mundo (super ouro) e foi eleito o melhor da América Latina no concurso World Cheese Awards, realizado em Portugal. Os queijos Láurea e Entardecer d’Oeste, produzidos no mesmo local, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

As três especialidades de queijo apresentadas no World Cheese Awards foram desenvolvidas no laboratório de queijos finos e serão fabricadas e comercializadas pela queijaria Flor da Terra. O projeto de queijos finos do Biopark é realizado em parceria com o Biopark Educação, existe há cinco anos e foi criado com a intenção de melhorar o valor agregado do leite para pequenos e médios produtores.

O Paraná produz 12 milhões de litros de leite por dia, a maioria vinda de pequenos e médios produtores, e atualmente 22 deles fazem parte do projeto em Toledo, produzindo 26 especialidades de queijo fino.

A qualidade do leite é analisada no laboratório do parque e, conforme as características encontradas no leite são sugeridas de três a quatro tecnologias de fabricação de queijos previamente desenvolvidas no próprio parque com leite com características semelhantes. (Foto: Divulgação)

Comentários

Chat Online