Termina nesta segunda-feira (30) a coleta de dados para elaboração da nova edição do Ipave-PR (Inventário Participativo de Aves do Paraná). O trabalho começou no último dia 24 e é realizado por especialistas na identificação de aves (ornitólogos) e bancado pela sociedade civil e diversas instituições, mas tem fins apenas de preservação, não comerciais.
Uma das principais fontes de observação é o Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu, referência internacional em conservação de fauna e flora e que ocupa uma área de 1.780 hectares.
Neste local, participam do levantamento o biólogo e ornitólogo João Batista Francisco, aposentado da própria Itaipu, e o biólogo Marcos José de Oliveira, da Divisão de Áreas Protegidas da binacional. Logo que iniciaram a observação, os dois notaram uma variedade de espécies migratórias, como a tesourinha e o suriri, que retornam ao Brasil nesta época do ano.
Os resultados das observações serão apresentados na nova edição do Livro do Ipave, cuja publicação mais redente data ainda de 2012. (Foto: Sara Cheida/Itaipu)