Deixemos de lado os dividendos políticos que uns buscam colher e outros desprezar por estarmos em um período eleitoral e vamos direto ao que realmente interessa, de preferência política ou coisa que o valha: a economia do Paraná vive, certamente, um dos melhores momentos de sua história.
Não bastasse o fato de há um bom tempo o Estado estar começando a semana sempre com mais de 20 mil vagas de trabalho formal para contratação imediata, o IBGE acaba de tornar público que a indústria paranaense registrou uma alta de nada menos que 14,1% em julho na comparação com igual período do ano passado.
Foi não só a maior alta do País, mas também o melhor julho da indústria paranaense num intervalo de 14 anos, superado só por julho de 2010, quando o crescimento registrado ficou totalmente fora do habitual: 23,7%.
Importante ressaltar que esse crescimento de 14,1% é mais que o dobro da média nacional, que atingiu 6,1% dentro do mesmo comparativo. Só registraram índices parecidos com os do Paraná os estados do Amazonas (12%) e Santa Catarina (11,8%).
Agora vamos aos setores que mais contribuíram para isso: de veículos automotores, reboques e carrocerias (85,5%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (38,6%), de móveis (36,1%) e de produtos de madeira (15,1%), indústria de transformação (14,1%) e fabricação de bebidas (13,6%). (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)