Paraná inteiro entra no período do vazio sanitário
AGRO
Publicado em 21/06/2024

Escalonado pela primeira vez, o vazio sanitário no Paraná começou ainda no dia 2 de junho nos municípios do Oeste, Centro-Oeste, Norte e Noroeste, onde se estenderá até 31 de agosto. E neste fim de semana ele começa também nas outras duas macrorregiões do Estado: nos municípios do Sul, Leste, Campos Gerais, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba ele vai desta sexta-feira (21) até 19 de setembro, e nos municípios do Sudoeste começa neste sábado (22) e vai até 20 de setembro.

Durante o vazio sanitário não é permitido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo, medida necessária para evitar a propagação do fungo da Ferrugem Asiáticaconsiderada a maior  praga da soja pela severidade do ataque, disseminação, custo de controle e o potencial de redução da produtividade.

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) é a responsável pela fiscalização no território paranaense e tem a missão de responsabilizar e aplicar as penalidades previstas em legislação para os produtores que não fizerem a erradicação das plantas vivas de soja durante o período do vazio sanitário. Os produtores flagrados desrespeitando a norma pagarão severas multas. (Foto: Arnaldo Alves/AENPR)

Comentários

Chat Online