Um verdadeiro marco para a medicina do mundo todo foi registrado nesta quinta-feira (21), no Massachussets General Hospital de Boston (EUA). E mais: seu mentor é um paranaense de Curitiba, o médico Leonardo Riella, que comandou o primeiro transplante de rim de um porco (geneticamente modificado) para um ser humano vivo.
Experiência parecida havia sido desenvolvida em 2021 por médicos de Nova York, em um paciente já com morte cerebral e apenas a título de pesquisa. O paciente que recebeu o rim agora é um homem de 62 anos e os primeiros sinais são animadores.
Caso essa cirurgia se confirme como bem sucedida, será uma nova e grande esperança para a angustiante espera de pessoas do mundo inteiro que aguardam por transplante de rins - só no Brasil são nada menos que 39 mil.
"70 anos após o primeiro transplante renal e seis décadas após o advento dos medicamentos imunossupressores, estamos à beira de um avanço monumental no transplante. Só no MGH, há mais de 1.400 pacientes em lista de espera para transplante renal. Infelizmente, alguns destes pacientes morrerão ou ficarão doentes demais para serem transplantados devido ao longo tempo de espera na diálise", comentou Leonardo Riella, que graduou Medicina na Universidade Federal do Paraná e fez doutorado na Universidade Federal de São Paulo antes de migrar para os Estados Unidos, onde também é professor da Harvard Medical School. (Foto: Reprodução)