Tom do consumo em 2024 será o de ‘Slow Living’
Consumo
Publicado em 04/03/2024

Tendência de consumo em adotar o conceito Slow living ou Grande Desaceleração é apontada no relatório do VML Intelligence

O conceito de Slow Living, que tem sido traduzido como a Grande Desaceleração, deve pautar as tendências de consumo ao longo do ano. Essa é a avaliação do recente relatório Future 100: 2024, da agência VLM Intelligence, recém-lançado pela 4sA Foundation. O documento traz insights com 100 tendências de consumo. 

Na avaliação da 4sA Foundation, os avanços na tecnologia inauguraram uma nova era e estão levando as pessoas a questionarem o que significa ser humano. Com isso, as marcas de maior sucesso e crescimento mais rápido serão aquelas conectadas, uma vez que as pessoas procuram envolvimento emocional com as marcas das quais compram.

Falando em números, a partir do relatório da VML Intelligence, 79% das pessoas acreditam que ‘o papel de uma marca mudou nos últimos cinco anos’, com os três principais papéis sendo ‘tornar o mundo um lugar melhor’ (40 %); “melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas” (38%); e “criar um futuro mais positivo e útil” (32%).

Comunidade e tecnologia

As coautoras do documento, Emma Chiu e Marie Stafford, argumentam que uma desaceleração intencional muda o ritmo das pessoas e das empresas após anos de rápida aceleração. Segundo elas, o conceito de comunidade e a ligação em grande escala são essenciais para 2024, com 67% das pessoas dizendo que a comunidade é mais importante do que um indivíduo e 76% acreditam que a tecnologia ajuda a unir as pessoas. 

O Future 100 abrange 10 setores, incluindo Cultura, Tecnologia, Viagens e Hospitalidade, Marcas e Marketing, Alimentos e Bebidas, Beleza, Varejo, Luxo, Saúde e Inovação. Também fazem parte do relatório – que comemora dez anos – os dados originais de consumidores provenientes de pesquisas em nove países diferente, com entrevistas com especialistas de diversas áreas para dar suas opiniões sobre a última década e o que esperar em 2024. “O Future 100 é um dos nossos relatórios mais esperados e, o deste ano, não é diferente. Com os seres humanos desejando “paixão e união” – particularmente à medida que vemos a inteligência artificial se tornar cada vez mais popular, é o momento certo para as marcas aproveitarem esta mudança e usarem a tecnologia para se conectarem com os seres humanos a um nível mais profundo”, disse Naomi Troni, diretora Global de Marketing da VML.

 

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