ROUBO: CPI DA CÂMARA DE VEREADORES ESCLARECE E DENUNCIA ROUBOS EM NOVA LARANJEIRAS E JUSTIÇA CONDENA EX PREFEITO E SECRETÁRIO.
Acolhendo denúncia formulada pelo Ministério Público, o Poder Judiciário decidiu condenar o ex-prefeito Eugênio Milton Bittencourt (foto) e o ex-secretário municipal de Agricultura, Rodison José Savoli, por corrupção com prejuízo significativo à Prefeitura de Nova Laranjeiras.
De acordo com a sentença, assinada pelo juiz Gustavo Ramos Gonçalves, os dois foram considerados culpados pelo desvio de 81.482 litros de óleo diesel entre 2011 e 2012. Além do desfalque, de acordo com o processo, a administração municipal mantinha registros oficiais fraudulentos, com anotações consideradas fictícias.
O caso veio à tona depois que uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Vereadores e, de acordo com o MP, enquanto as associações confirmaram recebimento de cerca de 23 mil litros, o sistema de controle municipal registrava a saída de 104.482 litros. O prejuízo foi estimado em mais de R$ 470 mil, com base na cotação de outubro de 2017, conforme os autos.
A decisão também destaca a dimensão do suposto esquema ao citar exemplos de consumo classificados como “absurdos”, como o lançamento de 4.822 litros para um único caminhão. Outros 10.488 litros atribuídos a um consórcio sem veículos e anotações de abastecimento incompatíveis com a frota.
Ao fundamentar a condenação do ex-prefeito e do ex-secretário, o magistrado afastou a tese de falha administrativa e apontou “dolo específico” e “cegueira deliberada” na condução dos atos.
Bittencourt foi condenado ao ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos por seis anos, multa civil no valor equivalente ao prejuízo e proibição de contratar com o poder público. Já Savoldi foi condenado a ajudar o ex-prefeito a reparar os danos ao erário. (Foto: Câmara Nova Laranjeiras)
