As iniciativas tratam das Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das Instituições de Ensino Superior do Paraná e do Bônus de Resultado de Aprendizagem (BRA).
Um dos projetos do Governo aumenta o adicional de titulação pago aos professores das sete universidades estaduais. Outro, institui o pagamento de bônus de R$ 3 mil a cada servidor dos colégios estaduais que tiverem bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ambos tramitam em regime de urgência.
De acordo com o governo, em relação à Carreira do Magistério Público do Ensino Superior, a medida pretende alterar os percentuais aplicados na tabela salarial, subindo o Adicional de Titulação (ATT) dos professores especialistas, de 25% para 30%. Dos professores mestres, o adicional sobe 50% para 60%. Já dos integrantes de classes mais elevadas quando portadores de título de mestre, o acréscimo vai de 50% para 60%. Por fim, dos professores doutores cresce de 80% para 105%.
O Executivo do PR. Reforça que os percentuais propostos são similares aos praticados no Sistema Federal de Ensino Superior. O objetivo é valorizar os servidores do quadro universitário que buscarem se aperfeiçoar academicamente para o desempenho de suas funções. O texto recebeu emenda e volta para a apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).