Você faz ideia de quantas embarcações de recreio e lazer há registradas no Paraná? O número impressiona: 70 mil, o que representa a 2ª maior frota do País, menor apenas que a de São Paulo.
Essas e outras informações interessantes, bem como inúmeras opções de barcos podem ser encontradas no Foz Internacional Boat Show, aberto ontem (23) e que se estenderá até domingo (26), no Iate Clube Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Trata-se de uma feita representativa de um setor importante para a economia paranaense e brasileira, que deve fechar o ano com uma movimentação de R$ 1,5 bilhão em negócios.
O EVENTO
O Foz Internacional Boat Show possui 30 marcas expositoras e test-drive de embarcações com até 40 pés e é um evento de tamanha envergadura que sua abertura foi prestigiada até pelos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e do Uruguai, Tabaré Viera.
Segundo o presidente do Grupo Náutica, organizador do Boat Show, Ernani Paciornick, não se trata apenas da venda dos barcos, mas também uma oportunidade de instalação de novos empreendimentos no Paraná. "Isso deixa um legado de turismo náutico, com novas fábricas que podem se instalar no Estado, com novas lojas, enfim, toda uma cadeia intensiva que a náutica possui", garante.
Paralelo à feira acontece a 8ª edição do Congresso Internacional Náutica, para a promoção e reconhecimento das potencialidades turísticas do Lago de Itaipu, localizado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. (Foto: Divulgação)