72 anos de Cascavel: uma festa para ficar na história
COTIDIANO
Publicado em 14/11/2023

72 anos de Cascavel: uma festa para ficar na história

O mau tempo atrapalhou, é verdade, impedindo muitas pessoas de comparecer, mas nem ele foi capaz de comprometer a enriquecedora resenha sobre o passado, regada a um bom almoço, nem o corte do tradicional bolo, fazendo com que esta terça-feira (14) vá para as páginas da história como uma data especialíssima para os cascavelenses de alma e coração.

 

As comemorações dos 72 anos de vida própria, contados a partir da data da efetiva instalação do Município - o edital de criação foi baixado um ano e um mês antes - começou com o tradicionalíssimo Almoço dos Pioneiros no Tuiuti Esporte Clube, organizado com todo esmero pela equipe da Secretaria de Cultura.

 

"Nós precisamos comemorar com essas pessoas pioneiras, até para que possamos fazer uma reflexão sobre o que somos. Às vezes, reclamamos de alguns problemas que surgem, a velocidade que o mundo está nos impondo... Olhar para trás, ver e ouvir o que essas pessoas têm como depoimentos faz com que possamos também projetar o futuro", destacou o prefeito Leonaldo Paranhos, que fez questão de ir de mesa em mesa cumprimentar cada convidado ilustre.

 

Já o secretário de Cultura, Jefferson Lobo, destacou a necessidade de valorizar quem construiu Cascavel. "Aqueles que aqui chegaram, aqueles que daqui já se foram, aqueles que permanecem conosco para poder comemorar cada novo ano que passa, foram pessoas que abriram os primeiros caminhos, que acreditaram que aqui seria uma grande cidade", destacou.

 

O vice-prefeito Renato Silva, por sua vez, lembrou que os pioneiros deram os primeiros passos para a "terra prometida", que hoje se tornou reconhecida em todo o Brasil. "Parabéns a todos, obrigado por terem vindo primeiro e aberto o caminho para que hoje possamos viver aqui junto com toda a família, felizes e seguros", afirmou. Sílvia Prado, coordenadora do almoço, contou que foram enviados 850 convites para pioneiros e familiares.

 

 

 

BOLO

 

O segundo grande evento comemorativo, transferido do estacionamento do Teatro Sefrin Filho para o Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugato por causa do mau tempo, foi o corte e distribuição às pessoas que lá compareceram de um bolo gigantesco, com 50 metros de comprimento e aproximadamente 800 quilos, 150 quilos a mais que o estimado inicialmente. O bolo foi feito pelo Rotary Club Cascavel Leste, com apoio de empresários, e agradou em cheio quem o provou.

 

A presidente do clube, Joelma Altran, disse que o sentimento era de gratidão pela participação na confecção do bolo. "É só um pouquinho do que a gente pode dar para a população de Cascavel. Então, para nós, é uma satisfação estar presentes aqui nesse dia, junto com nossos parceiros", destacou. (Foto: Secom/PMC)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online