O Paraná tem 29 de municípios em situação de emergencia homologada pelo Estado e 15 que decretaram também o estado de calamidade. A informação foi dada em coletiva pelo governador Ratinho Júnior nesta manhã, em Dois Vizinhos. O governador foi acompanhar os trabalhos na cidade, a mais afetada pela chuva do fim de semana.
“No caso dos municípios que decretaram estado de calamidade, esta precisa ser homologada pelo Governo Federal, por que garante aportes e verbas da União”, explicou Ratinho, em entrevista.
Segundo o Metsul, foram registrados mais de 250 milímetros de chuva em 24 horas apenas em Dois Vizinhos. “O Rio Jirau, que corta parte do Bairro Sagrada Família e do Centro-Sul, transbordou, causando inundações e desabrigando muitas famílias.
A Defesa Civil de Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros e uma rede de voluntários atuaram na ajuda das famílias atingidas. O Rio Jirau submergiu casas e ruas. Centenas de casas foram inundadas, e inúmeras famílias foram forçadas a deixar suas residências em busca de segurança.
ÁREA RURAL
Na área rural, aviários foram tomados pela água. Estradas estão bloqueadas, sendo esta uma, mas maiores catástrofes climáticas dos últimos tempos no município.
Em Nova Laranjeiras, casas inteiras foram arrastadas pela enxurrada. Na bacia do Rio Iguaçu, a situação é extremamente preocupante. As cheias fizeram o rio subir rapidamente e muitas famílias ribeirinhas precisaram deixar as suas casas em nome da vida. Em Nova Prata do Iguaçu, o fim de semana também tem sido de muita preocupação. Estradas estão bloqueadas, os acessos estão cada vez mais difíceis. No Sudoeste do Estado os prejuízos estão se multiplicando a medida que o nível da água aumenta. A Defesa Civil segue me alerta e a orientação é para que a população fique atenta às cheias. O volume d’água tem subido rapidamente, o que pode colocar as vidas em risco.