Imagens de satélite ajudam a fiscalizar propriedades rurais
COTIDIANO
Publicado em 04/09/2023

O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) ágora usa imagens de satélite como ferramenta para a fiscalização de culturas temporárias. A primeira fase do projeto piloto teve início na safra de verão 2022-23, em plantações de soja e milho, principalmente, em seis municípios da Regional Londrina da autarquia: Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina e Sertanópolis.

Com as imagens de satélite e o cruzamento de informações do SIG (Sistema de Informações Geográficas) e outros bancos de dados, como o CAR (Cadastro Ambiental Rural), Copel, Seab/Adapar (seguro rural e receituário agronômico), a equipe de fiscalização focou em identificar produtores independentes, com propriedades de maior porte, que não contam com responsável técnico das lavouras. 

De acordo com o Departamento de Fiscalização do Crea-PR, na primeira fase foram gerados 36 relatórios de fiscalização de culturas sem profissional responsável. "Desses 36 casos, 31 foram regularizados. Nossa fiscalização segue uma abordagem orientativa junto aos produtores. Quando não há a regularização, é emitido auto de infração", explica Tiago de Souza Godoi Junior, facilitador do Defis. 

A eficácia do uso de imagens de satélite na fiscalização está sendo testada na segunda fase do projeto, com o uso da ferramenta nesta safra de inverno (trigo, aveia e cevada, especialmente) por todas as equipes do Crea-PR no Estado. Até o momento foram emitidos 69 relatórios de fiscalização, que estão em fase de tratamento, ou seja, sob análise com as informações do SIG e dos outros bancos de dados. 

"A perspectiva é de aprimorar a ferramenta nesta safra de inverno e utilizar em grande escala na próxima safra de verão (2023-24). O objetivo é garantir a assistência técnica adequada para a agricultura comercial e, consequentemente, contribuir para a produção de alimentos de qualidade, com o correto manejo do solo e dos insumos, conservação e sustentabilidade", completa Tiago. 

De acordo com o CAR, o Paraná tem 483.981 propriedades rurais. A fiscalização de todas é trabalho que exige estratégias. Assim, o uso de imagens de satélite é um aliado dos fiscais para identificar a existência de atividade técnica que exige a presença de engenheiros agrônomos e de outros profissionais habilitados pelo Conselho na produção de alimentos, desde o estudo das condições de plantio até a colheita e a armazenagem. 

Comentários

Chat Online