Menu
Manifesto projeta desenvolvimento do Oeste para os próximos 14 anos
Manifesto projeta desenvolvimento do Oeste para os próximos 14 anos
Por Administrador
Publicado em 12/02/2026 07:59
AGRONEGÓCIOS
Manifesto projeta desenvolvimento do Oeste para os próximos 14 anos

O principal ato desta quarta-feira (11) do Show Rural foi a assinatura, no espaço do Show Rural Digital, do Manifesto da Ambição Regional, considerado um passo estratégico para o futuro do Oeste paranaense. Liderada pelo POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), a iniciativa consolida um compromisso coletivo para tornar a região ainda mais protagonista em conhecimento, tecnologia e inovação com foco no agronegócio.

“Somos uma das maiores regiões produtoras e exportadoras de proteína do mundo, com cadeia produtiva forte, cooperativismo e associativismo, base econômica sólida no agronegócio, universidades, parques tecnológicos, ecossistema de inovação e uma governança multissetorial consolidada pelo POD. A Ambição Regional não nasce do zero, ela nasce daquilo que já somos e da convicção de que podemos ir além”, diz o documento.

Ele estabelece três passos principais para os próximos 14 anos: estruturação consolidada até 2028, com a criação de bases da ambição regional com governança multissetorial ativa; expansão e reconhecimento global, de 2029 a 2033, ampliando o valor agregado e projetando o território globalmente; e liderança global consolidada, de 2033 a 2040, alcançando a liderança mundial em conhecimento e tecnologia agregada às proteínas.

Uma das autoridades a assinar o documento foi o governador em exercício Darci Piana. “Devemos juntar todo esse esforço também com outros parceiros. Vamos unir o que já foi feito, que é motivo de orgulho para o Paraná, com aquilo que o POD propõe, integrando o que já está sendo realizado com aquilo que precisa ser organizado, alinhado ao governo, e lutar todos juntos por um Paraná melhor. Tenho certeza de que todos vão sair ganhando: quem produz, quem inova e o governo, dando suporte a tudo isso”, completou.

O presidente do POD, Alci Rotta Junior, salientou que a iniciativa se espelha em modelos de sucesso pelo mundo. “Essa ambição de tornar o Oeste do Paraná líder global em conhecimento e tecnologia agregados à proteína vem sendo debatida há cerca de três anos. Ela nasceu após uma missão técnica em Israel, um território muito parecido com o nosso em idade e em extensão e que tem 17 vezes mais PIB do que nós, que já somos diferenciados em relação a outras regiões do Brasil”, afirmou.

“Entendemos que foi por meio da inovação, da educação e da tecnologia que Israel avançou, e é com base nisso que estamos dando este primeiro passo e construindo a nossa missão, que é um sonho mais alto. Sabemos da nossa vocação na produção de proteínas e queremos agregar a ela inovação e tecnologia”, acrescentou Rotta.

O Sebrae/PR é parceiro do POD, contribuindo para a formação das câmaras técnicas e no processo de criação do manifesto. “Quando foi tomada a decisão de adotar esse novo planejamento, ficou claro que ele precisa ser mais do que regional, precisa ter uma visão maior, estratégica. É isso que se quer agora. É muito mais do que produzir frango e vender frango, é pegar essa liderança na produção e transformá-la em uma estratégia nacional e internacional”, opinou o diretor-administrativo Vitor Roberto Tioqueta.

Também participaram do evento de assinatura o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues; e demais autoridades. (Foto: Igor Jacinto/AENPR)

Comentários

Chat Online