Com a volta às aulas se aproximando, a fiscalização do transporte escolar está sendo realizada em Cascavel. Vans escolares passam por vistoria obrigatória para garantir a segurança de todos.
A vistoria é uma inspeção periódica, técnica e obrigatória, que avalia se vans e micro-ônibus que transportam estudantes estão aptos a operar com segurança e dentro da legalidade.
A inspeção dos veículos que fazem o transporte escolar começou nesta terça-feira (27) e segue até quarta-feira (28). Os veículos transportam de 15 a 25 passageiros, entre eles crianças.
Everton Alexandre foi um dos primeiros a receber o selo, que indica que a van está aprovada. Ele atua no ramo há 26 anos e conhece bem a importância de atender a todas as exigências legais.
Ângela Telles também é experiente e tem quase 15 anos de profissão. Ela conta que o cuidado com os itens obrigatórios precisa ser diário.
O percentual de vans reprovadas na vistoria é muito pequeno. Caso isso aconteça, o proprietário precisa apresentar o veículo totalmente regularizado até sexta-feira (30); caso contrário, não poderá operar.
A Transitar alerta que a fiscalização continua mesmo após a vistoria.
Em Toledo, a vistoria — já no segundo dia — é voltada aos veículos que realizam o transporte escolar rural e é feita pela Secretaria de Segurança e Trânsito, no pátio de veículos Adir Itacir Zanella. Cerca de 100 veículos utilizados no transporte escolar urbano e rural precisam passar pela inspeção.
Os veículos aprovados em Toledo também recebem um selo, neste ano na cor verde, que deve ficar visível. Já os veículos reprovados têm até sexta-feira (30) para regularizar as pendências e retornar para uma nova avaliação. Em Cascavel e Toledo, a vistoria é semestral.
Reportagem Deivid Souza | CATVE / RÁDIO IBEMA FM