Atenção produtores de bovinos e búfalos do Paraná: a Adapar acaba de publicar portaria, cujo teor pode ser acessado na íntegra clicando AQUI, adotando novas restrições sobre a movimentação desses animais dentro do Estado, como forma de prevenir a propagação de brucelose e da tuberculose.
O diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Rezende Young Blood, destaca a importância da iniciativa para evitar problemas sanitários e garantir a saúde dos rebanhos no Estado. “A Adapar vem fazendo um excelente trabalho focado em ações preventivas e de educação sanitária, em áreas prioritárias com maior risco ou maior incidência das doenças, conseguindo assim melhores resultados, trazendo segurança para o consumo dos alimentos e para a saúde da população”, pondera.
Segundo dados oficiais, houve uma queda de 17% do número de ocorrência de focos de brucelose bovina no Paraná em 2025 na comparação a 2024, mas no caso da tuberculose bovina houve aumento de 4,5% no mesmo período, o que exigiu a adoção de medidas mais rigorosas. (Foto: Divulgação Seab)