Menu
Seu deputado está trabalhando?
Seu deputado está trabalhando?
Por Administrador
Publicado em 13/01/2026 07:50
Pinga-fogo
Seu deputado está trabalhando?

Para quem costuma acompanhar o que fazem os deputados federais do seu Estado (e todos deveriam fazer isso), o site Congresso em Foco é uma fonte riquíssima em informações. Lá é possível encontrar, por exemplo, um relatório completo de presenças nas sessões realizadas em 2025.

Cada deputado tem uma renda bruta mensal de exatos R$ 46.336,19, mas ainda assim a Câmara registrou, nas 118 sessões deliberativas realizadas ao longo dos últimos 12 meses, nada menos que 4.320 faltas – parte justificável por outros compromissos no exercício do mandato, parte não.

No que se refere especificamente à bancada do Paraná, Luiz Nishimori acumulou 25 faltas e ficou entre os 40 deputados federais que mais gazetearam sessões. Em compensação, Sargento Fahur não faltou a uma sessão sequer, o mesmo ocorrendo com Lenir de Assis, presente a todas as 109 sessões realizadas desde que assumiu interinamente a cadeira de Gleisi Hoffmann – que, diga-se de passagem, deixará de ser ministra e voltará à Câmara em março próximo.

Único deputado com domicílio em Cascavel, Nelson Padovani acumulou 17 faltas, mas todas devidamente justificadas. De Toledo, Dilceu Sperafico faltou a apenas duas sessões, mas não justificou sua ausência em nenhum dos casos, enquanto Elton Welter faltou a duas sessões e justificou uma. De Foz do Iguaçu, Vermelho faltou a sete sessões e só justificou três, Luciano Alves faltou a 18 e justificou uma e Fernando Giabobo faltou a 17 e justificou todas. Também com forte atuação na região Oeste, Sergio Souza faltou a 18 e justificou todas.

Para conferir a frequência não só da bancada paranaense, mas de todos os 513 deputados, clique neste LINK(Foto: José Cruz/AGBR)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online