Menu
Pedágio: praças de Lindoeste e do Sudoeste terão cobrança eletrônica
Pedágio: praças de Lindoeste e do Sudoeste terão cobrança eletrônica
Por Administrador
Publicado em 07/10/2025 11:39
GERAL
Pedágio: praças de Lindoeste e do Sudoeste terão cobrança eletrônica

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, anunciou ter obtido autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para cobrança eletrônica do pedágio nas praças a serem implantadas em breve nas cidades de Lindoeste, na região Oeste, Ampére e entre Pato Branco e Vitorino, no Sudoeste.

O modelo, com pórticos substituindo as praças tradicionais, permite que a cobrança da tarifa seja feita de forma automática quando o veículo passa pela estrutura equipada com câmeras e sensores. "Ele traz ganhos para a segurança viária e conforto dos usuários. O modelo garante maior fluidez no tráfego, porque não demanda paradas e a cobrança é feita de forma automatizada, garantindo praticidade", explica o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas. 

O diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira destaca que o modelo está alinhado às principais tendências de inovação em mobilidade rodoviária no mundo. De acordo com ele, essa inovação traz uma série de vantagens como o aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas. "E vai ao encontro do nosso compromisso com o crescimento regional, modernização e melhoria da malha viária sob concessão, proporcionando a melhor experiência para o usuário", detalha.

 

COMO FUNCIONA

O pedágio eletrônico funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados nos pórticos, capazes de identificar 100% das passagens, seja por meio da TAG (Dispositivo de arrecadação eletrônica) ou leitura de placas. Os sensores são capazes de reconhecer as características dos veículos como altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos. Com isso, os motoristas poderão

 seguir pela via em velocidade constante, respeitando o limite do trecho, sem a necessidade de pausas. 

No sistema de pedágio eletrônico, a tarifa poderá por meio da leitura da placa do veículo (após passar pelo pórtico, o usuário deverá procurar os canais de atendimento da concessionária para realizar o pagamento) ou por meio da leitura da TAG eletrônica, previamente instalada no para-brisa do veículo, permitindo que o valor seja faturado automaticamente. (Foto: Roberto Dziura Jr/AENPR)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online