Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Estruturar o PPP (Projeto Político Pedagógico) de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é fundamental para garantir que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às diretrizes educacionais e às necessidades da comunidade escolar.
Um PPP bem elaborado orienta a formação dos alunos e fortalece a identidade da escola, aprimorando a qualidade do ensino.
Gestores e educadores precisam compreender a importância desse documento e atender às exigências da BNCC.
O que é o PPP e qual a sua importância
O PPP é um documento essencial para a gestão escolar, pois define os princípios, objetivos e metodologias que guiam o processo de ensino-aprendizagem.
Ele deve estar alinhado à BNCC para garantir que as práticas educacionais sigam diretrizes nacionais e atendam às necessidades dos alunos.
Os cinco princípios básicos do PPP são:
Igualdade de condição para acesso e permanência na escola; qualidade; gestão democrática, liberdade e valorização do magistério.
O que diz a Base Nacional Comum Curricular?
O objetivo principal da BNCC é garantir que os estudantes das escolas públicas e particulares brasileiras tenham acesso a uma educação igualitária, que garanta o direito de aprendizagem para os alunos.
O Projeto Político Pedagógico é capaz de proporcionar à instituição condições de reunir pessoas e recursos, buscar meios e se planejar para garantir que o projeto seja produtivo, trazendo resultados satisfatórios para o processo de ensino-aprendizagem.
No entanto, o problema é que muitas escolas elaboram um Projeto Político Pedagógico apenas para cumprir formalidades e, depois, o deixam parado por anos.
Com toda a certeza, isso é um erro que pode custar caro.
O que não pode faltar em um PPP atualizado
Identidade institucional; organização administrativa e pedagógica; gestão de pessoal; estrutura, calendário; regras internas e contrato de prestação de serviços educacionais; estratégias de avaliação e acompanhamento dos alunos; protocolos de segurança, saúde e convivência escolar; projeto antirracista; educação inclusiva e projeto; antibullying.
Assim, o PPP se torna uma ferramenta de defesa diante de uma denúncia ou em situações do cotidiano. Em outras palavras, o documento demonstra a iniciativa positiva da instituição de ensino e o cumprimento do direito educacional de garantir igualdade de condições de permanência dos alunos.
O que não pode faltar no PPP da sua escola
Um projeto político pedagógico atualizado e coerente é um verdadeiro instrumento de gestão e prevenção. Sobretudo, ele protege a escola de riscos jurídicos, fortalece a imagem institucional e, principalmente, garante que a comunidade escolar saiba qual é o caminho e quais são as regras do jogo.
Enfim, não basta ter um PPP, é preciso usá-lo, revisá-lo e alinhá-lo com a realidade e com as leis vigentes.
(Fontes: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ e https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Vnb6QkC3m7fSsxV6CDqjpcw/?format=html&lang=pt)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é psicóloga e pedagoga - Instagram: elisspsicologiaparaavidaa