O turismo será o setor mais beneficiado nos próximos meses com a decisão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) de homologar a nova extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que passa a permitir a recepção de novos voos e a ampliação da capacidade atual.
Aumentada numa parceria entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional, antes mesmo da administração da Motiva, passa a ter pouco mais de 2,7 mil metros de comprimento e 45 de largura. Isso acarreta em maior segurança, possibilidade de receber aviões ainda maiores e voos com destino ou oriundos de locais mais distantes.
A homologação encerra um processo iniciado em 2021, quando a obra de ampliação foi concluída, fruto de um investimento de R$ 53 milhões.
Exclusivamente do ponto de vista turístico, essa homologação representa um grande salto. "É uma excelente notícia ao turismo do Paraná, porque será uma porta de entrada ainda maior para que turistas brasileiros e estrangeiros cheguem ao Estado. Vai permitir que novas companhias comecem a trazer visitantes e que outras, que encerraram as atividades em algum momento, retomem as operações. O fluxo será ampliado e terá agora possibilidade, inclusive, de voos intercontinentais", disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
A concessionária Motiva, que administra o espaço, já investiu outros R$ 396 milhões em melhorias, que incluem a ampliação também do terminal de passageiros em 5 mil m²; nova área de check-in, com mais de 30 balcões; sala de embarque internacional com pontes de conexão às aeronaves; e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves categoria C, as mais utilizadas na aviação comercial.
Isso tudo se tornou necessário porque Foz do Iguaçu amplia, ano após ano, a sua vocação para captar e entreter o público. Juntos, os atrativos da cidade das Cataratas já receberam nada menos que 3,3 milhões de turistas desde o início desde ano.
"O Paraná tem Foz do Iguaçu como referência no turismo nacional e internacional e nós temos muito orgulho de estar crescendo cada vez mais na atração desses turistas. Esses números mostram o quanto estamos acertando na promoção do nosso turismo. O território do Oeste do Paraná e o Estado como um todo ganharão muito com isso", disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo. (Foto: Jonathan Campos/AENPR)