Nessa terça-feira (15) foi marcada por uma novidade importante no cenário político de Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense. O vereador Fernando Nègre (foto), do PT, teve seu mandato cassado pelo juiz eleitoral Clairton Mario Spinassi, que não acatou as argumentações da defesa e o parecer do Ministério Público e determinou a anulação de todos os votos da chapa, com a consequente redefinição do quociente eleitoral do pleito de 2024.
A decisão está fundamentada na denúncia apresentada pelo advogado João Gustavo Bersch, em nome do PL, sob alegação de que Angela Badilia e Francieli Nunes, ambas filiadas ao PV e que somaram apenas 18 e 12 votos, respectivamente, foram usadas colo candidatas "laranjas", o que foi acatado pelo magistrado apenas no caso de Francieli.
Mas a decisão não é definitiva, na medida em que Négre e a Federação PT/PV podem recorrer ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e, em última análise, ao TSE (Tribunal superior Eleitoral). Caso a cassação seja mantida, a vaga será ocupada pelo Policial Fábio, primeiro suplente do PL. (Foto: Reprodução)