Prefeito tiktoker alvo da PF anunciou há 9 dias pré-candidatura ao Planalto
Prefeito tiktoker alvo da PF anunciou há 9 dias pré-candidatura ao Planalto
Por Administrador
Publicado em 10/04/2025 14:20 • Atualizado 10/04/2025 14:21
POLITICA

Alvo de uma operação da Polícia Federal hoje, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou no último dia 1º que é pré-candidato à Presidência da República em 2026.

O que aconteceu 

Conhecido como "prefeito tiktoker", Manga anunciou na semana passada que é pré-candidato ao Planalto. "Estou aceitando o convite para ser précandidato a presidente", declarou no vídeo intitulado "Chega, não serei mais prefeito". No vídeo publicado em 1º de abril, Manga criticou o governo federal, ao citar o aumento no preço dos alimentos e o reajuste dos remédios.

Investigado por suspeita de desvios de verbas da Saúde, o político criticou Lula hoje, após ter sido alvo da PF. "Não tenho medo de você, presidente Lula, e de nenhuma outra autoridade incomodada com nossa ascensão. Eu vou mudar minha pré-candidatura e vou intensificar mais ainda", disse hoje, em vídeo postado após os agentes fazerem buscas na sua casa.

Até então, Manga se colocava como candidato ao governo de São Paulo. O prefeito vinha dizendo que disputaria o Executivo estadual, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deixasse a gestão para disputar a Presidência da República em 2026.

"Tarcísio tem demonstrado que não quer disputar a presidência", disse Manga ao UOL, na semana passada. "Ele parece não ter vontade para o cargo", comentou o prefeito, que é do mesmo partido de Tarcísio, ao justificar que almeja disputar a eleição para presidente. "Fiquei feliz, o trabalho da cidade de Sorocaba está ultrapassando barreiras", comemorou.

Manga disse que o convite para concorrer a presidente partiu do PRTB. A sigla ganhou projeção nacional no ano passado, ao lançar a candidatura do ex-coach Pablo Marçal para prefeito de São Paulo. Marçal também articula uma candidatura presidencial em 2026, mas foi declarado inelegível pelo TRESP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

 Alvo da PF por fraudes na Saúde

Prefeito é suspeito de receber propina decorrente de um contrato da área de Saúde do município, segundo apurou o UOL. As investigações apontam que Manga teria recebido propina por meio de transações imobiliárias e depósitos em espécie a operadores financeiros, incluindo um amigo pessoal do prefeito. O nome dele surgiu nas investigações após a quebra de sigilo bancário e fiscal de outros suspeitos.

Casa de Manga e sede da Prefeitura de Sorocaba sofreram buscas da PF. Os agentes também foram à Secretaria da Saúde e ao diretório municipal do Republicanos.

Cunhada do prefeito, bispa foi alvo de buscas também. PF também investiga transações suspeitas envolvendo a igreja comandada pelo bispo Josivaldo Batista e pela sua esposa, pastora Simone, cunhada de Manga. A igreja e a casa do casal de religiosos, que apresenta um programa de TV, também foram alvo de buscas. Na igreja, a PF encontrou, dentro de um carro, uma caixa com várias notas de R$ 50.

Também estão entre os alvos dois empresários suspeitos de gerir a Organização Social que obteve um contrato com o município. O UOL apurou que os sócios da AP Engenharia Clínica, Paulo Korek de Farias e Anderson Luis Santana, seriam os verdadeiros controladores da OS que ganhou contrato no município. O ex-secretário de administração da cidade Fausto Bossolo também está entre os alvos. Ele já esteve envolvido em caso de corrupção antes.

Bens e valores apreendidos podem somar até R$ 20 milhões, segundo a PF. Não houve mandados de prisão expedidos até o momento.

 O que disse o prefeito

A operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do Estado de São Paulo e presidente do Brasil.

Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, em nota

Prefeitura de Sorocaba já tinha sido alvo da PF em 2023, apesar de Manga afirmar que a investigação ocorre no momento em que ele ganha projeção nacional. A Polícia Federal já havia deflagrado em novembro de 2023 uma operação para cumprir, em Sorocaba, 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

A investigação tinha por objetivo "apurar práticas ilegais envolvendo a gestão de recursos públicos (...) entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba/SP e uma Organização Social Sem Fins Lucrativos, para a gestão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Sorocaba", explicou a PF à época.

Manga afirma também que a operação acontece em outras cidades. "Nesse sentido, está havendo plena colaboração com as autoridades, para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, o mais brevemente possível", declarou.

 Contudo, a PF diz que investiga "desvio de recursos públicos em Sorocaba". Ao todo, são 28 mandados de busca e apreensão em outras 12 cidades (Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas em SP, e Vitória da Conquista-BA).

PF faz operação de busca e apreensão para apurar desvios na saúde de Sorocaba; um dos endereços tinha carros de luxo na garagem

PF faz operação de busca e apreensão para apurar desvios na saúde de Sorocaba; um dos endereços tinha carros de luxo na garagemImagem: Divulgação/PF

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, disse que foi convidado pelo PRTB para disputar Presidência da República em 2026

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, disse que foi convidado pelo PRTB para disputar Presidência da República em 2026Imagem: Reprodução/Prefeitura de Sorocaba 

Comentários

Chat Online