O chefe da Casa Civil do governo Ratinho Júnior, João Carlos Ortega, não aguentou a pressão das denúncias envolvendo um contrato de 38 milhões com a Fapec.
Depois de muitas reuniões e cobranças no Palácio Iguaçu, Ortega precisou ser internado. Ele passou dois dias no hospital.
As discussões mais pesadas envolveram os possíveis nomes de quem vazou as informações para a oposição na Assembleia Legislativa e aos jornalistas.
Ou seja: trata-se de uma guerra no núcleo que pessoas da mais alta confiança do governador. O caso envolve a Casa Civil, incluindo seus principais diretores no ano passado. O convênio entre a Casa Civil e a Fapec foi assinado em abril de 2024. A vigência prevista era de 35 meses.
O objetivo consistia no “desenvolvimento e execução de projeto de Ensino, Pesquisa, Gestão e Governança como prática integrativa, com a criação do Centro Integrado de Gestão e Governança do Estado do Paraná, cumulado com a implantação do Escritório de Processos da Casa Civil”.
O escândalo, explorado com detalhes pelo deputado Arilson Chiorato (PT) e que teve ampla repercussão na mídia e redes sociais, envolve a chamada República de Jandaia, Ortega e seus principais auxiliares na época, como Maiquel Zimann, Lucio Tasso e Luciano Borges (hoje procurador geral do Estado), entre outros.
Nas reuniões tensas, o pessoal da Casa Civil chegou a conclusão de que quem está vazando informações da Casa Civil é o principal pupilo do governador, o secretário das Cidades, Guto Silva, desafeto número um do Ortega.
Um dos funcionários ligados ao Chefe da Casa Civil disse que Guto "não perde por esperar". Um dossiê, com fartas provas, está pronto e só esperando o momento apropriado para a distribuição.
Ele adiantou que, no dossiê, há contratos suspeitos e amplas provas de enriquecimento ilícito contra Guto Silva. "São informações capazes de abalar a candidatura a governador do queridinho dos Ratinhos pai e filho.
Essa briga palaciana promete novas caneladas nesta semana. Há enorme torcida aguardando os gols de ambos os lados.
Jornalista Valdir José Cruz
Curitiba PR.

João Carlos Ortega.