A Uopeccan de Cascavel voltou a fazer história na noite desta terça-feira (7), realizando seu primeiro transplante de rim. O procedimento contou com o apoio decisivo do Sistema Estadual de Transplantes e da Casa Militar do Paraná e beneficiou um homem de 51 anos, residente em Espigão Alto do Iguaçu, no Sudoeste paranaense. O órgão foi trazido de Curitiba em uma aeronave.
Com um investimento de R$ 13 milhões, o Governo do Estado inaugurou no ano passado a nova Unidade de Terapia Renal da Uoppeccan. Criada para ampliar o acesso dos pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva, ela tem capacidade para realizar até 105 atendimentos por dia.
E no momento está em execução a ampliação da Unidade de Transplantes, que conta com mais de R$ 17 milhões de investimento estadual. O projeto contempla a ampliação do ambulatório, com 15 consultórios médicos, áreas de espera, UTI adulto para 20 leitos, além da ampliação da farmácia. Também serão construídas alas de internamento, totalizando 62 leitos.
LIDERANÇA
Em 2024, o Paraná reafirmou sua condição de líder nacional em doações e transplantes de órgãos e, em diversos indicadores, registrou os melhores resultados em seis anos. De janeiro a setembro, o Estado atingiu uma taxa de 42,8 doações por milhão de população (pmp), mais que o dobro da média nacional, de 20,3 pmp. O Paraná teve também a menor taxa de recusa familiar do país, de apenas 27%, destacando o sucesso das ações de conscientização e o compromisso com a saúde pública. Atualmente, 2.233 pacientes aguardam por transplante de rim no Paraná. (Foto: Divulgação Uopeccan)