Turistas e moradores de Matinhos, no litoral do Paraná, estão reclamando do acúmulo de lixo na cidade nesta época de temporada de verão.
Moradores e turistas reclamam de acúmulo de lixo em Matinhos; apenas um caminhão de coleta está sendo usado
Prefeitura tem cinco caminhões que deveriam ser usados para o serviço. No entanto, quatro estão estragados e apenas um funcionando. Cidade é um dos principais destinos turísticos do Paraná no verão.
Por g1 PR e RPC — Curitiba
03/01/2025 18h18 Atualizado há um dia
Litoral tem relatos de falta de água e de coleta de lixo
Turistas e moradores de Matinhos, no litoral do Paraná, estão reclamando do acúmulo de lixo na cidade nesta época de temporada de verão.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo eles, o serviço de coleta não está funcionando adequadamente e algumas ruas estão há mais de 11 dias sem terem o lixo recolhido.
A cidade é um dos principais destinos de turistas no verão e tem o turismo como uma das principais atividades econômicas do município.
"Minha família chegou dia 26, e de lá para cá, não teve mais nenhuma coleta de lixo. A gente estava acostumado com eles passando uma a duas vezes por semana, mas nesse fim de ano ficou bem crítica a situação, está um caos, você vê a quantidade de lixo, a sujeira, o cheiro…", explica o engenheiro Rafael Bloise.
Apenas um caminhão funcionando
A prefeitura tem cinco caminhões que deveriam ser usados para o serviço. No entanto, quatro estão estragados e apenas um está funcionando.
Por conta da alta demanda, 12 caminhões de coleta foram cedidos pelo Governo do Paraná para auxiliar no serviço de recolhimento de lixo. Eles devem ficar no município até março, segundo o secretário do Meio Ambiente, Adriano Ribeiro.
A expectativa é que o serviço seja normalizado até quarta-feira (8).
Em Guaratuba, outra cidade destino de turistas no litoral paranaense, a situação de muito lixo acumulado se repete.
Segundo a prefeitura, na cidade, a coleta de lixo está funcionando de maneira regular, diariamente, nos bairros e na orla.
Entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, foram recolhidas 470 toneladas de lixo, que foram para o Aterro Sanitário Municipal.
A prefeitura desta também que, por conta do aumento de turistas e com a dificuldade de mobilidade devido ao tráfego, o serviço de coleta apresenta maior dificuldade nesta época do ano em relação ao período fora da temporada.
Já Pontal do Paraná fez uma parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) para intensificar o trabalho de limpeza nas praias da cidade e que nos últimos dias, com o alto fluxo de turistas, foram retiradas 15 toneladas de lixo da beira da praia.