Criado com o propósito de melhorar a gestão escolar, mas questionado até judicialmente pela APP Sindicato e pela oposição ao Governo Ratinho Junior, o Parcelo da Escola deu mais um passo importante nesta quinta-feira (19), quando a Secretaria de Estado da Educação publicou a ata de homologação das empresas a serem contratadas e publicou a lista de colégios estaduais que farão parte da primeira etapa do programa.
Disponível neste LINK, a lista tem um total de 82 colégios, dentre eles 16 da região Oeste: cinco de Cascavel, quatro de Foz do Iguaçu e um de cada uma das cidades de Assis Chateaubriand, Toledo, Ouro Verde do Oeste, Nova Santa Rosa, Nova Aurora, Matelândia e Medianeira.
Nessa lista estão 70 colégios que não atingiram o quórum estabelecido para a consulta pública realizada no início de dezembro, mas foram incluídos por decisão da Seed com base em critérios técnicos, como ausência de divulgação do Ideb, avaliações abaixo da média estadual ou frequência escolar menor do que 85%.
"Com a conclusão desta etapa, estamos trabalhando para que os contratos sejam assinados em janeiro de 2025. Este é um modelo que já está dando certo nas duas escolas que receberam os projetos-pilotos e tenho certeza que estas 80 novas unidades terão sucesso com este formato", afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Os contratos serão firmados com três das nove instituições de ensino privadas credenciadas via chamamento público para o programa: os grupos Apogeu, Positivo e Salta. (Foto: Rodrigo Félix Leal/AENPR)