Se você é agricultor, basta clicar AQUI para ter acesso à mais nova ferramenta para manter vegetações invasoras longe de sua propriedade. É uma cartilha desenvolvida pelo Sistema Faep e que abrange as principais ervas indesejadas que ameaçam a produção e a produtividade no Estado.
Elaborada em parceria com UFPR e Embrapa, a cartilha traz informações sobre 12 plantas daninhas. Alguma delas, como a buva, o capim-amargoso e o capim-pé-de-galinha, já estão presentes no Paraná. Outras, como o caruru-palmeri (planta do complexo caruru), ainda não foram registradas em solo paranaense, mas já causam prejuízos em outros Estados, como o vizinho Mato Grosso do Sul.
Além de apresentar as principais características dessas espécies invasoras, a publicação traz orientações relacionadas ao combate dessas plantas daninhas, que contribuíram sobremaneira para o crescimento de 20% na venda de herbicidas nos últimos três anos no Paraná. (Foto: Sistema Faep)
"Com o passar do tempo, a utilização de um só ativo, como o Roundup, fez com que as plantas daninhas adquirissem resistência. Ao mesmo tempo, o uso de herbicidas fez com que produtores e técnicos se distanciassem de métodos de controle. Temos outras alternativas químicas e não químicas para esse manejo", explica o técnico da Faep Paulo Roberto Castellem Junior.