O jejum brasileiro na Fórmula 1, iniciado oficialmente em 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams, finalmente está próximo do fim. A equipe Sauber anunciou oficialmente nesta quarta-feira (6) que o brasileiro Gabriel Bortoleto será um dos pilotos oficiais de sua derradeira temporada, já que a partir de 2026 passará a representar a Audi. Com isso, Bortoleto deixará de ser piloto de testes da McLaren.
A Sauber decidiu trocar seus dois pilotos, dispensando Valtteri Bottas e Guanyu Zhou e contratando a jovem promessa brasileira, de 20 anos, e também o alemão Nico Hulkenberg, que atualmente corre pela Haas.
Natural de São Paulo, Gabriel Bortoleto começou a carreira no kart e passou a ser observado com maior atenção pelo mundo automobilístico em 2023, quando conquistou o título da Fórmula 3. E antes de chegar à F-1 ele ainda pode ser campeão da Fórmula 2, pois lidera o campeonato mundial com 169.5 pontos e faltam apenas duas corridas, no Catar e em Abu Dhabi. (Foto: Divulgação McLaren)