"Essa é uma conquista de uma cidade que tem no seu DNA o amor, o trabalho, o empreendedorismo. É essa soma de esforços que faz da nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver e crescer", comentou o prefeito Leonaldo Paranhos ao celebrar a nova posição ocupada por Cascavel no IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal).
No novo ranking, anunciado nesta quinta-feira (31), Cascavel subiu 37 posições em relação e passou a ser a 6ª melhor cidade do Brasil em serviços indispensáveis para assegurar qualidade de vida: saúde, segurança, educação e saneamento e sustentabilidade.
Entre as quatro áreas analisadas, Cascavel teve sua melhor posição em saneamento e sustentabilidade: 4º lugar. Nas outras áreas ficou no 5º lugar em saúde, 26º em educação e 74º em segurança. Foi o segundo maior crescimento do País no ranking geral, ficando atrás apenas de São José dos Pinhais, que avançou 42 posições, mas hoje é 19ª. No Paraná, só ficaram à no cômputo geral frente Curitiba (4º) e de Maringá (1º).
Formado por números foram compilados pela empresa de consultoria Macroplan, o ranking mostra que Cascavel teve a melhor variação positiva do País no indicador "cobertura da atenção básica", com crescimento de 71,9% - hoje, o Município tem 100% de cobertura.
PRÊMIO NA EDUCAÇÃO
E outra boa notícia é que Angela Maria de Souza, instrutora de informática da Escola Municipal Terezinha Picoli Cezarotto, conquistou o terceiro lugar regional do Sul do Brasil no Prêmio Nacional Conectando Boas Práticas 2024, criado para reconhecer educadores de todo o País que desenvolvem projetos inovadores e de alto impacto social na educação básica. Angela foi premiada pelo projeto "Educação Ambiental e Robótica Sustentável", que utiliza materiais recicláveis para ensinar robótica e programação, promovendo nos alunos habilidades tecnológicas e, ao mesmo tempo, incentivando uma postura ambientalmente responsável. (Foto: Secom/PMC)