Num tempo em que muito se cobra uma participação mais efetiva das mulheres na política brasileira, é alvissareiro ver que uma paranaense conquistou nas urnas o direito de continuar comandando a Prefeitura de Campo Grande, capital do vizinho Mato Grosso do Sul.
Na disputa de segundo turno, neste domingo (27), Adriane Barbosa Nogueira Lopes (PP), que tem como vice Camila Nascimento de Oliveira (Avante), obteve 222.699 votos (51,45%), contra 210.112 (48,55%) de sua oponente Rose Modesto (União Brasil).
Candidata apoiada pela senadora e ex-ministra da Agricultura, Teresa Cristina, Adriane é paranaense de Grandes Rios, cidade com cerca de 5,5 mil habitantes localizada no chamado Vale do Ivaí, mas se mudou para Campo Grande com a família aos 9 anos de idade.
Na infância, foi vendedora de picolés para ajudar no sustento da família, o que significa que desde muito pequena é afeita ao trabalho. Antes de ingressar na política, se formou em Direito e Teologia e foi agente de segurança pública.
Primeira mulher prefeita em toda a história de Campo Grande, ela começou como vereadora e depois foi vice-prefeita, assumindo o cargo em 2022 em substituição ao então prefeito Marquinhos Trad, que renunciou para se candidatar a governador. Adriane é casada com o deputado estadual Lídio Lopes desde 2001 e mãe de dois filhos, o mais velho acadêmico de Direito. (Foto: Divulgação)