Em Cascavel e Foz, música e dança viram armas para salvar a natureza
GERAL
Publicado em 18/09/2024

O Pantanal voltou a queimar. Animais, principalmente répteis e anfíbios, voltaram a ser vítimas das chamas. O colorido, tão característico do bioma, deu lugar às cinzas. Enquanto focos de incêndios têm se alastrado pelo Pantanal, a maior planície alagável do planeta, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), segue com a missão de chamar a atenção do mundo para o problema ambiental e sensibilizar, por meio da arte. Bailarinos da Cia de Dança do Pantanal e músicos da Ocamp (Orquestra de Câmara do Pantanal), que integram o Moinho Cultural, apresentam o espetáculo Guadakan nesta quarta-feira (18), às 19h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Concebido a partir de um mito indígena Guató, uma etnia estabelecida na fronteira do Brasil com a Bolívia, o espetáculo conta uma história que ressalta a necessidade da preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade, principalmente no atual momento vivido pela Humanidade, com diversos tipos de mudanças e emergências climáticas. Unindo dança contemporânea e música, com uma trilha sonora executada ao vivo, a montagem faz uma viagem às origens dos povos do Pantanal, buscando a sabedoria dessa ancestralidade, que atravessa gerações, para revelar alertas.

Aberto ao público, o espetáculo é uma das ações do Moinho Cultural apoiadas pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, além do patrocínio da BTG Pactual, LHG Mining, Suzano, Too Seguros e RealH.

O espetáculo, adaptado para ser apresentado em formato de turnê, já foi visto por mais de 5 mil pessoas, passando por Corumbá, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, além das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante esta turnê, após evento em Cascavel, os bailarinos e músicos se apresentarão também em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (19), com apoio da Unila. O espetáculo na Cidade das Cataratas será às 19h, na Fundação Cultural de Foz.

Já a Cia de Dança do Pantanal segue para Assunção, no Paraguai, onde Guadakan será apresentado neste dia 21 de setembro, às 18h, no Grande Teatro José Asunción Flores, integrando a programação do Festival Internacional de Danza - Pulso. (Foto: Divulgação)

Comentários

Chat Online