A campanha nem começou e as redes sociais já viraram palco de espetáculo de encenação e propaganda enganosa. É o que é possível constatar num vídeo publicado nas redes sociais do pré-candidato a prefeito Renato Silva (PL).
No ímpeto de alavancar o seu vice na pré-campanha, o prefeito Leonaldo Paranhos, abraçado a Renato, exalta os avanços na obra da marginal da BR 277, nas proximidades do acesso ao aeroporto. Para quem assiste pensa que é obra da Prefeitura. Mas, não é.
Trata-se de uma obra executada com recursos federais, fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Nelsinho Padovani (União Brasil), que curiosamente não recebeu qualquer menção na narrativa de puro oportunismo.
Em 22 de junho de 2023, o deputado enviou ofício ao prefeito Leonaldo Paranhos informando a liberação de R$ 3 milhões para as obras de infraestrutura na marginal, conforme ilustra a imagem abaixo.
A postura adotada por Paranhos e Renato não apenas desconsidera o esforço colaborativo essencial do deputado para viabilizar o projeto, mas também transmite uma imagem distorcida da realidade, sugerindo que a administração local é a única responsável pelos avanços na cidade.
A transparência e a honestidade deveriam ser pilares de qualquer gestor público. A exclusão intencional de Nelsinho Padovani na comunicação dessa conquista não é apenas uma falta de cortesia política, mas um ato que questiona a integridade de todos os discursos de Paranhos e Renato Silva.
Além disso, como o vídeo leva a assinatura da pré-campanha de Renato Silva, o ato de atribuir a si mesmo méritos por esforços alheios é um desserviço ao eleitorado de Cascavel.
Veja o vídeo publicado originalmente nas redes sociais de Renato Silva: