Até o momento, são seis pré-candidatos ao Executivo municipal. Nomes precisam ser confirmados nas convenções partidárias, realizadas de 20 de julho a 5 de agosto.
Seis partidos anunciaram pré-candidatos à Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, até esta quarta-feira (24).
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. Por enquanto, estão em andamento as negociações por alianças.
Veja a lista dos pré-candidatos, em ordem alfabética, e saiba mais sobre eles mais abaixo:
- Edgar Bueno (PSDB)
- Fernando Mantovani (MDB)
- Henrique Mecabo (Novo)
- Liliam Porto (PT)
- Marcio Pacheco (PP)
- Renato Silva (PL)
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e oficializarem os candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Pré-candidatos à prefeitura de Cascavel
Edgar Bueno (PSDB)
Edgar Bueno é de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, e tem 75 anos. Começou a carreira política em 1992 quando concorreu ao cargo de prefeito de Cascavel, ficando em terceiro lugar na disputa.
Em 1994, se candidatou a deputado estadual do Paraná, pelo PDT, venceu, e assumiu o primeiro cargo político da carreira.
Em 2000, venceu a eleição para a prefeitura da cidade. Em 2008, concorreu novamente à prefeitura e venceu, assumindo o segundo mandato.
Ele se reelegeu em 2012, primeira eleição com segundo turno na história de Cascavel. Após o período na administração municipal, assumiu em 2017 secretaria estadual de assuntos estratégico durante o governo de Beto Richa, que apoia a candidatura após a filiação dele no PSDB.
Fernando Mantovani (MDB)
Fernando Mantovani tem 45 anos e nasceu em Cascavel. Ele é casado e pai de três filhas.
Ele é empresário do ramo imobiliário e esta é a primeira candidatura dele a algum cargo político.
Henrique Mecabo (Novo)
Henrique Mecabô tem 27 anos e é economista e cientista político. Nascido em Cascavel, ele atuou no Banco Central do Canadá e agências do Governo Americano. No Brasil, atuou em processos de digitalização de serviços em uma empresa de tecnologia.
No pleito de 2022, foi candidato a deputado federal pelo Novo, sendo a primeira disputa dele a caro político.
Liliam Porto (PT)
Liliam Faria Porto Borges tem 58 anos. Natural do interior de São Paulo, mora em Cascavel desde os anos 2000.
Casada e mãe de três filhos, é professora e pós-doutora em Educação, atuando por 12 anos como professor de História no estado de São Paulo.
No Paraná, atualmente é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com atuação na área de política educacional e educação do campo pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais.
Márcio Pacheco (PP)
Marcio Pacheco tem 47 anos e nasceu em Ubiratã. Ele é casado e pai de três filhos.
Ele se mudou para Cascavel em 1997, época em que ingressou na Polícia Militar do Paraná, onde permaneceu por mais de dez anos até tomar posse como policial federal em 2007.
Ingressou na Política em 2012 quando foi eleito vereador de Cascavel. Em 2014, foi eleito deputado estadual, se reelegendo em 2018.
Em 2022, assumiu o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual.
Renato Silva (PL)
Renato Silva (PL) — Foto: Divulgação
Atual vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, e tem 73 anos. Após morar em Tapejara, se mudou para Cascavel em 1975.
O primeiro cargo político ocupado por ele foi em 1982, ao se eleger vereador. No pleito seguinte, em 1987, foi reeleito.
Em 1998, foi candidato a deputado federal, mas não se elegeu. Porém, como suplente na legislatura de 1999 a 2003, ocupou uma vaga na Câmara dos Deputados de 23 de fevereiro a 29 de outubro de 2000.
Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, ele é também empresário. Já atuou no comércio e na comunicação. Desde 1997, é proprietário da instituição de ensino Centro Universitário Univel.
Eleitorado
Em todo o Paraná, mais de 8,5 milhões de eleitores estão aptos a votar este ano, sendo mais de 237,6 mil em Cascavel. Os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) são de 18 de abril de 2024.
A confecção de novos títulos, a alteração de cidade ou local de votação e a regularização geral do título de eleitor devem ser feitas até 8 de maio, presencialmente, nos cartórios eleitorais.
O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, mais de 70 anos e analfabetos.
Caso a eleição de Cascavel não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.