A Copel atingiu um marco significativo no avanço da tecnologia de medição elétrica, com a instalação bem-sucedida de mais de 720 mil medidores inteligentes em residências e estabelecimentos comerciais de 91 municípios do Paraná.
Quem pode instalar o medidor inteligente?
Os funcionários da Eleng estão devidamente identificados e possuem carta de apresentação emitida pela Copel. Em média, 7 mil medidores têm sido trocados semanalmente pelo Programa Rede Elétrica Inteligente.
A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado. Na fase 2 a empresa responsável pela instalação dos medidores é a Eleng e na fase 3 é a Eletromil. Todos os profissionais estão devidamente identificados e têm uma carta de apresentação emitida pela Copel.
Benefícios do novo medidor?
Com os medidores inteligentes, no caso de falta de energia, a Copel pode identificar automaticamente a extensão do desligamento e localizar o ponto de origem da interrupção com mais precisão, permitindo o restabelecimento mais ágil do fornecimento para os domicílios afetados.
A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos de automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao consumidor acompanhar o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celulares – onde também é possível solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.
Visitas e fatura digital
Dado que o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas.