China compra mais de 90% da soja embarcada em Paranaguá
AGRO
Publicado em 22/04/2024

Nada menos que 91,8% das 3,2 milhões de toneladas de soja com destino ao exterior embarcadas no Porto de Paranaguá entre janeiro e março deste ano tiveram como destino a China. Esse montante é 105% maior do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram embarcadas 1,563 milhões de toneladas.

De 2023 para 2024, o Porto de Paranaguá também passou de terceiro para segundo lugar em movimentação nacional de soja com destino ao gigante do Oriente (20%), ficando atrás apenas de Santos. "Mesmo com a diminuição na safra no Brasil, os portos paranaenses seguem movimentando com mais eficiência e atendendo a grande demanda chinesa por esse produto", destacou o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, salientou que o Paraná segue sendo um grande exportador da matéria-prima, de onde origina o maior volume do complexo soja exportado por Paranaguá, mas também caminha a passos largos na diversificação de produtos.

"A soja continua a ser nossa principal cultura, ocupando 29% do território agricultável", disse. "Mas ao mesmo tempo em que o Estado tem contribuído para atender a demanda internacional, trabalha no sentido de agregar valor ao produto, transformado em ração, o que garante ao Estado a liderança nacional em proteína animal e os bons números na exportação de frangos, suínos e peixes", acrescentou.  (Foto: Rodrigo Félix Leal/Seil)

Comentários

Chat Online