Entre os pontos turísticos de Belo Horizonte/MG, um nada convencional no Parque das Mangabeiras tem chamado a atenção: uma fábrica de abelhas – o Meliponário Biofábrica. Inaugurado em novembro do ano passado, ele faz parte do projeto Poliniza BH, promovido pela prefeitura.
Composto por estruturas geralmente feitas com caixas de madeira, que dão forma a colmeias de abelhas sem ferrão de várias espécies, o meliponário tem como objetivo multiplicar os enxames na cidade, sem colocar em risco à população, uma vez que as abelhas sem ferrão fazem a polinização do meio ambiente, atuando diretamente na frutificação e reprodução das plantas e, assim, ajudam a recuperar áreas verdes do município. O projeto também busca conscientizar a população acerca da importância dos insetos para a biodiversidade.
Segundo o relatório da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e da Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador, as abelhas são responsáveis por quase 80% dos cultivos polinizados. Além delas, moscas, vespas, borboletas, mariposas, morcegos e besouros desempenham de forma natural os chamados serviços ecossistêmicos. Indispensáveis à sobrevivência do homem, eles também estão associados à qualidade de vida e ao bem-estar da sociedade e são fornecidos pela natureza.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.