Aparição de um peixe da espécie Pacu em lago no interior da Irlanda causou diversos questionamentos entre a população local e cientistas
Um peixe da espécie Pacu foi encontrado em um lago na Irlanda, no último final de semana. O animal de aproximadamente 2 kg é nativo da Amazônia e foi encontrado morto às margens de um rio no interior do país. Cientistas ficaram intrigados com a descoberta e buscam entender como o peixe foi parar no local.
Aparição de peixe Pacu na Irlanda traz questionamentos
O peixe foi encontrado pelo empresário Steve Clinch, de 68 anos, pescador e dono de uma pousada na região do Lago Gracie, a aproximadamente 140 km de Dublin.
O pescador, responsável pela descoberta relatou que o animal não foi capturado por ele, e que teria encontrado o peixe já sem vida nas margens do lago.
“Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou.
O Inland Fisheries Ireland, responsável pela proteção e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, iniciou uma investigação. Segundo o instituto, o peixe está refrigerado em um laboratório para análise dos restos mortais.
“Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes”, afirmou a assessoria de imprensa do instituto.
Além disso, o instituto afirmou que apenas um exemplar do peixe foi encontrado no país e não diversos animais. O caso segue sob investigação.
Na Irlanda, a criação de peixes não nativos é regulamentada por leis específicas. Contudo, a introdução de peixes não nativos pode implicar em diversos problemas ecológicos.
Os animais introduzidos em locais que não são os seus nativos, podem vir a competir com as espécies nativas por recursos como alimentos, espaço e abrigo. Isso pode levar à redução das populações de espécies nativas e à alteração das cadeias alimentares.