A reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEN-PR) em Araucária, na Grande Curitiba, deve gerar mais de cinco mil vagas de emprego. Do total, mil das oportunidades devem ser para postos diretos. A unidade estava parada desde 2020. Segundo o Sindiquímica-PR, os trabalhadores que foram demitidos neste período têm prioridade na hora da contratação.
A reabertura da FAFEN-PR foi discutida em uma reunião entre a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) e representantes da unidade e sindicatos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a retomada das atividades, mas a decisão ainda precisa ser confirmada pela diretoria executiva da empresa.
Antes da paralisação, a fábrica era responsável pela produção de uma parcela importante de ureia e amônia no mercado brasileiro, substâncias essenciais para a fabricação de fertilizantes. Para voltar a operar, a unidade deve receber um investimento de, aproximadamente, R$ 800 milhões.
Com a redução dos custos de produção devido à maior disponibilidade de produtos nacionais, o esperado é que os preços dos alimentos também diminuam.