Entenda o que é a compostagem
Meio Ambiente
Publicado em 26/01/2024

O que é a compostagem? É o processo biológico no qual a matéria orgânica é transformada em um adubo por meio da ação de micro-organismos e de animais invertebrados. É uma técnica por meio da qual podemos realizar a reciclagem de uma parcela dos resíduos orgânicos (também conhecido como lixo orgânico).

Essa técnica pode ser realizada em diferentes níveis, tais como a industrial e a doméstica, por exemplo. Com o auxílio de uma composteira doméstica, é possível realizarmos a reciclagem do lixo orgânico que geramos em nossas casas e, para que isso aconteça, podemos contar ou não com a ajuda das minhocas.

Praticar essa técnica em casa trata-se de uma escolha inteligente, a qual pode proporcionar muitas vantagens. É uma forma de darmos uma destinação correta para os resíduos orgânicos, evitando o acúmulo deles em locais como aterros sanitários, nos quais podem contribuir para a emissão de gases de efeito estufa.

O que é resíduo orgânico? 

O resíduo orgânico – ou lixo orgânico – são os materiais que descartamos e que possuem uma origem animal ou vegetal. Trata-se de um resíduo que é decomposto com mais facilidade se comparado ao inorgânico, no entanto, ele também deve ser destinado de forma adequada de modo a evitar problemas ambientais.

Dentre alguns exemplos desse tipo de lixo, pode-se citar os restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, folhas, sementes, podas de plantas, borra de café, cascas de ovos, entre outros. Quando esses resíduos são descartados de forma inapropriada no meio ambiente, podem causar impactos adversos.

Dentre alguns problemas causados pelo descarte inapropriado, pode-se citar a emissão do gás metano, o qual caracteriza-se como um gás de efeito estufa mais nocivo do que o gás carbônico. Esse gás é proveniente do processo de decomposição da matéria orgânica em condições anaeróbias.

O gás metano é um gás inflamável e ao ser acumulado em grandes quantidades, como em aterros, pode ocasionar explosões e incêndios. Um outro problema associado ao descarte inadequado desses resíduos está associado à  proliferação de doenças e de pragas. Insetos e roedores, que são transmissores de doenças, são atraídos quando esses resíduos são acumulados.

O que é compostagem e para que serve?

A compostagem é um tipo de reciclagem que consiste na transformação de uma parcela do lixo orgânico em um adubo, e ela pode ser feita em níveis diferentes, desde a doméstica até a industrial. No caso do nível industrial, estão envolvidas grandes quantidades de resíduos orgânicos, provenientes de várias localidades.

Com relação ao nível doméstico, em nossas próprias casas podemos realizar a reciclagem do lixo orgânico que geramos com a ajuda de uma composteira doméstica. Para isso, podemos realizá-la sem ou com a ajuda das minhocas, sendo que esta última é conhecida como vermicompostagem.

A vermicompostagem trata-se de uma alternativa mais veloz do que a versão realizada sem as minhocas, a qual pode ser chamada de compostagem seca, que também é uma possibilidade para quem quer realizar a reciclagem dos seus resíduos orgânicos em casa. Mas existem algumas ressalvas.

Neste último caso (seca), a produção do adubo é mais lenta e, caso o processo dê errado, pode desencadear em odores desagradáveis, por exemplo. Vale destacar que as composteiras automáticas também são uma opção.

E, por fim, mais uma alternativa que pode ser abordada é contratar esse serviço. Existem empresas que fazem a coleta dos nossos resíduos orgânicos e realizam a compostagem dos mesmos, proporcionando muitos benefícios para o meio ambiente e também para os seus clientes em termos de benefícios e descontos.

Shopping que faz compostagem

O Shopping Eldorado, localizado no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo, conta com um telhado verde, no qual são produzidos legumes e verduras, como berinjela, alfaces, jiló, tomates e pepino, por exemplo. O adubo usado nessa horta é produzido pelo próprio shopping.

Por meio de um processo de compostagem, o shopping dá um destino adequado ao lixo orgânico gerado na praça de alimentação e o adubo produzido é utilizado nessa horta que se encontra no telhado. Mensalmente, são aproximadamente 164 toneladas de resíduos orgânicos que são gerados na praça de alimentação.

Essa iniciativa contribui para reduzir a emissão de carbono para a atmosfera, que é proveniente do transporte desses resíduos até locais como aterros. Além disso, vale ressaltar que a horta auxilia no controle da temperatura interna do shopping, o que contribui para a redução do consumo de energia.

Orssatto soluções

Conclusão

A prática de se transformar parte dos resíduos em adubo contribui para a construção de um futuro mais verde e saudável. Trata-se de uma solução para o tratamento de resíduos orgânicos, que pode ser implementada em diferentes níveis, incluindo o doméstico, conforme já foi abordado.

Para isso, podemos contar com a ajuda de uma composteira doméstica. Quando os resíduos orgânicos são dispostos no meio ambiente de forma irregular, podem acarretar em impactos adversos, tal como a emissão de gases de efeito estufa.

SICREDI

Comentários

Chat Online