Professor mapeia riscos que mundo enfrentará até 2040 Em artigo, professor da FDC olha para o futuro e analisa quais eventos críticos são razoavelmente prováveis de ocorrer no
E se fosse possível ler os jornais do futuro, como os de 2040? A pandemia de Covid-19 em 2020 e a invasão da Ucrânia em 2022 deram uma grande sensação de imprevisibilidade e insegurança ao planeta. Entretanto, epidemias e guerras sempre fizeram parte da história e, justamente por esse histórico, o professor de Estratégia, Gestão Pública e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral (FDC), Paulo Vicente, faz um exercício de previsibilidade no artigo Jornal do Futuro: eventos críticos até 2040, na Revista DOM.
O autor fez o exercício de olhar para o futuro e analisar quais eventos críticos podem estar nos esperando e que são razoavelmente prováveis de ocorrer. Paulo Vicente usa como referência temporal de base os ciclos tecnológicos desenvolvidos por Kondratieff e os ciclos de investimento fixo de Juglar. Os ciclos de Kondratieff apontam para uma crise no sistema global entre 2028 e 2030. Tais fases de crise resultam em uma reação através de investimentos em tecnologia para resolver os problemas. Dessa forma, o capitalismo se reinventa através da tecnologia.
O mapa dos riscos possíveis
O passo seguinte da análise é mapear os riscos possíveis. Para tal, Paulo Vicente usa o arcabouço lógico PESTAL (Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais e Legais). Isso resulta em um Mapa de Riscos PESTAL 2023-2040, conforme abaixo.
Dimensão
Risco
Política
Guerra na Ásia-Pacífico Guerra no Leste Europeu Guerra no Oriente Médio Conflito cultural, polarização e terrorismo Colapso da Venezuela
Econômica
Alto preço de commodities Migração de refugiados
Social
Envelhecimento da população mundial Desigualdade sócio-econômica Crescimento da população da Ásia e África
Tecnológica
Transição Energética Segurança Cibernética Armas de destruição em massa
Ambiental
Pandemia Global Desflorestamento e desertificação Grandes incêndios florestais Colapso dos ecossistemas dos oceanos Redução dos glaciares (falta de água) Aumento do nível do mar
Legal
Estados ineficientes e ineficazes Crise dos sistemas de aposentadoria
Fonte: Autor
Muitas possibilidades de guerras
Paulo Vicente traça cenários de uma Guerra na Ásia (invasão de Taiwan), uma guerra no Oriente Médio e a Desintegração da Rússia. Os eventos escolhidos para serem descritos não são exaustivos, mas selecionados pela relevância, em termos de impacto, probabilidade de ocorrência e temporalidade. “Tais eventos podem acontecer de maneira bastante distinta da traçada no artigo, mas são um cenário plausível, que nos força a pensar nos contextos com mais detalhes”, escreveu ele.
A cenarização, segundo o especialista, é um exercício mental, no qual se busca trabalhar com as possibilidades que ajudem a pensarem como nos preparar para tais eventos, e perceber que eles não são tãoimprevisíveis assim. O autor argumentou ainda que isso reduz a incerteza acerca dofuturo, e permite às organizações se prepararem para eventos críticos para, potencialmente, transformarem esses eventos em oportunidades, ao invés de Paulo Vicente traça cenários de uma Guerra na Ásia (invasão de Taiwan), uma guerra no Oriente Médio e a Desintegração da Rússia. Os eventos escolhidos para serem descritos não são exaustivos, mas selecionados pela relevância, em termos de impacto, probabilidade de ocorrência e temporalidade. “Tais eventos podem acontecer de maneira bastante distinta da traçada no artigo, mas são um cenário plausível, que nos força a pensar nos contextos com mais detalhes”, escreveu ele.
A cenarização, segundo o especialista, é um exercício mental, no qual se busca trabalhar com aspossibilidades que ajudem a pensar em como nos preparar para tais eventos, e perceber que eles não são tão imprevisíveis assim. O autor argumentou ainda que isso reduz a incerteza acerca do futuro, e permiteàs organizações se prepararem para eventos críticos para,potencialmente, transformarem esses eventos em oportunidades, aoinvés de ameaças..
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.