Vai para praia? Então se liga nas dicas da ABPA sobre prevenção à Gripe Aviária no litoral
AGRO
Publicado em 23/12/2023

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou uma nova etapa da campanha nacional de prevenção à Influenza Aviária, desta vez voltada para turistas, frequentadores de praias e moradores de áreas litorâneas de todo o Brasil.

A campanha, que será impulsionada nas redes sociais e distribuída por meio dos estados, traz orientações e cuidados frente à situações de eventual risco com relação à Influenza Aviária.

 

Conforme explica a diretora técnica da ABPA, Sula Alves, a orientação básica é: ao avistar um animal doente, se afaste, isole a área e chame o serviço veterinário oficial. “Buscamos uma mensagem simples, de fácil entendimento e que qualquer pessoa possa executar”, disse.

De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a campanha deverá durar todo o verão, especialmente nos períodos em que as pessoas viajam para o litoral, durante as festividades e as férias.

“Vamos ampliar ao máximo a difusão para reforçar a nossa estratégia de prevenção. Queremos reforçar a estratégia não apenas para proteger os plantéis avícolas, mas também para que as pessoas compreendam que aves selvagens aparentemente enfermas precisam de cuidados adequados, o que só pode ocorrer por meio de atenção médico-veterinária oficial ou outro profissional habilitado”, detalha o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A GRIPE AVIÁRIA

Cientificamente denominada como Influenza Aviária, é uma doença viral que afeta especialmente as aves. Pode alcançar aves silvestres (terrestres e aquáticas), aves domésticas ou de produção comercial.

Nas aves, o vírus da Influenza Aviária é eliminado nas fezes e nas secreções respiratórias. Assim, pode ser transmitido através do contato direto com secreções de aves infectadas, especialmente, através de fezes ou de alimentos e água contaminados.

E A CARNE DE AVES? E OS OVOS? POSSO CONSUMIR?

Grupo 282@2x

Pode, sim!

É importante saber que as aves enfermas não são utilizadas para a produção de alimentos! Para segurança de todos, é realizado o abate sanitário e destinado para um aterro indicado pela secretaria de meio ambiente local.

Ao mesmo tempo, é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos. Não há dados epidemiológicos que sequer indiquem que a doença possa ser transmitida ao homem por meio de alimentos cozidos. Isto é relatado por todos os órgãos internacionais de saúde animal e humana, como OMS, FAO, USDA, OMSA e outros.

 

(Com ABPA)

Comentários

Chat Online